Estela Lapponi
Começou nas artes cênicas em 92 como atriz de teatro, como videoartista em 2004 e como dançarina em 2005.
Fundou sua própria cia. a inCena 2.5 em 2005 após ter participado do projeto Dance Meets Difference da cia de dança/teatro alemã Din A13. Em 2006 foi contenplada pelo prêmio PAC Montagem Inédita de Dança e de Teatro da Secretaria de Estado da Cultura Governo de São Paulo o que possibilitou produzir os 2 projetos iniciais da inCena 2.5, respectivamente:
in-Cômodo-ser-eu-só-tanta-gente – solo de dança/teatro+multimedia contemplado pelo prêmio PROAC de Difusão e Circulação de Dança da Secretaria de Estado da Cultura Governo de São Paulo em 2009; e Cadeira – Falando sem Tabu! Performance-palestra+multimedia. Em 2009 integrou o projeto internacional X Moradias em São Paulo com a performance Divorce. Em 2010 conclui a Certificação em Danceability que se realizou no Impultanz Festival em Viena. Entre 2010/2011 cursou o Máster em Práticas Cênicas e Cultura Visual da Universidad de Alcalá em Madrid, onde iniciou a investigação cênica Corpo Intruso_Zuleika Brit. Está cursando a Especialização em Estudos Contemporâneos de Dança na Universidade Federal da Bahia (UFBA).
Projeto
A artista Estela Lapponi está em investigação cênica do tema Corpo Intruso e seu contêiner Zuleika Brit. A idéia de investigar o Corpo Intruso, termo criado pela própria, surgiu quando a artista morou por 6 meses na cidade de Macerata, na Região de Marche na Itália. Esta experiência despertou o seu olhar para o que significa ser um imigrante e pensar em: o que está fora de contexto, o que não está convidado, o que está em choque cultural.
O que se vem propôr nesta residência é o de realizar práticas de construção de ações performativas e visuais com Corpo Intruso_Zuleika Brit. O que é este corpo ? E onde ele pode estar em ação, atitude Intrusa ?
TUDO QUE: Não está convidado, Está fora de contexto, Te tira do centro, Desarticula o cotidiano, Que não nos damos conta, Pode causar atração y temor, É raro, É “feio”, É frágil e No entanto pode: Ser engraçado, divertido y ter certo humor Me pertence!
Olá! Sou Zuleika Brit
Todos os direitos reservados / Pensamento Tropical