Inscrição
Mande sua proposta
Regulamento
CONVOCATORIA ABERTA / APPEL A PROJET / CALL FOR PROJECTS
Convocatorias abertas: Programa PAUSE
«Tempo de residência, tempo de resistência”
 
A residência artística é uma maneira de integrar seu corpo e seu tempo através de um lugar.
Trata-se de ser para si.
De vez em quando, tomar o tempo de atravessar, atravessar-se, ser atravessado.
O que é aquilo que se atravessa? espaço, tempo, memória?
A arte é o primeiro indício da morte e logo, da vida; um espaço visível, comum, correto.
A arte é um simples estado do corpo, ela é como cantar, chorar, rir, gritar…
é uma abertura corporal natural da qual cada um tem uma percepção própria, um caminho próprio, uma auto-diversão própria.
A obra está entre nós, entre aquilo que é e aquilo que imaginamos, o percurso vivo que a obra transporta é natural;
diante dessa natureza, estamos confrontados aos elos vitais...
algo semelhante à natureza que transmuta a vida e transforma lagarta em mariposa.
Criamos há milênios, desde nosso primeiro grito até nosso último suspiro.
Estou e sou em cada situação, em cada corpo, estou e sou no presente daquilo que percebo, não imagino nada.
“Estou e sou”.
 
Cathy Pollini
Projeto do Ar
Grupo francês Dezeo-Ito, direcao artistica Cathy Pollini e Guillaume Lauruol promove intercâmbio artistico com artistas brasileiros nas cidades de Curitiba, Ipatinga, Itacaré e Salvador.
 
O projet  visa “problematizar o universo do pneu”, objeto presente no cotidiano da cidade e do campo, símbolo maior da mobilidade e, particularmente controverso, em um momento em que o mundo lança-se à conscientização quanto à necessidade da preservação ambiental.
 
De acordo com dançarino-intérprete Guillaume Lauruol, o pneu “traduz a urbanidade e sua problemática, o ar, conforme referência que une indivíduo e objeto”. A proposta de reflexão sob o pneu também é dirigida para as semelhanças e diferenças entre este objeto-referência e o homem. “Será que o homem está virando pneu?”, questiona o bailarino.
Em cada cidade, foram selecionados dez artistas com diferentes experiências e áreas de formação residentes na cidade.
 
Durante os 10 dias de oficina, os participantes trabalharão com cerca de 80 pneus, os principais objetos que permeiam toda a estrutura do trabalho proposto pela Dezeo-Ito. Circundando esta experiência, acontecerão improvisações solos e coletivas, exercícios de percepção sensorial através de movimentações, interação entre pessoas e pneus, criação de situações propostas por meio de músicas e interferências urbanas.
 
O Projeto do Ar é a continuidade das pesquisas da Dezeo Ito com a “problemática” dos pneus, dando sequência ao premiado espetáculo Sous Lês Pneus, La Plage, realizado na sala principal do TCA, dentro da programação do ano da França no Brasil, em outubro de 2009. O Projeto Do Ar foi contemplado pelo Prêmio Funarte de dança Klauss Vianna 2009.
Interações Ambientais - Residências Artísticas
Sem resposta
Interações Ambientais - Residências Artísticas / com o suporte da Funarte Prêmio Klauss Vianna de Dança 2011
 
O projeto viabilizará 10 projetos de dança elaborados especificamente para o sitio Pensamento Tropical localizado na zona rural de Itacaré - BA. Os projetos serão enviados pelos proponentes pela internet e selecionados por uma comissão avaliadora composta pela direção artística da Cia Dezeo Ito e um comitê de especialistas convidados. Os candidatos devem ser intérpretes-criadores com pelo menos 2 trabalhos desenvolvidos. Podem se inscrever artistas oriundos das artes visuais ou artes cênicas. Os artistas selecionados permanecerão por 15 dias no sitio realizando seus projetos e experimentando a vida do sitio. Os artistas convidados receberão uma bolsa auxilio de 1000,00 Rs.
 
O programa Interações Ambientais - Residência Artística integra a possibilidade de interação com a população e com a cultura local da comunidade da Matinha. Oficinas, encontros, mostra de processo criativo, convivência serão abertas a comunidade.
 
Um artista video maker sera convidado pela produção para registrar os processos de trabalhos e captar esse momentos de vivências criativas. Com esse material sera editado um documentário disponibilizado a nosso parceiros e artistas participantes.
 
Uma mostra de processo sera realizada em Salvador em parceria com uma instituição cultural sob o formato de exposição coreográfica.
 
Fiquem ligado, daqui a pouco as inscrições estarão abertas!!! A residência e prevista para o mês de maio em 2 turmas de 5 artistas selecionados durante uma residência de 15 dias por turma.
 
Resultados da seleção do projeto Interações ambientais residencias artísticas:
 
Andrea Sales - Fortaleza - CE, Bernado Stumpf - Petropolis - RJ, Carlos Eduardo de Miranda - Itatiaia - RJ, Carlos Santos Passos - Ipatinga - MG, Dejalmir Soares Melo - Salvador - BA, Estela Lapponi - Sao Paulo - SP, Ines Laborim - Rio de Janeiro - RJ, Juci Reis - Salvador - BA, Kandye Medina - Altamira - PA, Lara Matos - Florianópolis - SC
ITACARE - BAHIA - BRASIL
Todos os direitos reservados / Pensamento Tropical
contato@pensamentotropical