Kandye Medina
Trabalhou como intérprete, criadora e realizadora nos grupos GITD -Grupo Interdisciplinar de Teatro e Dança, no Grupo Terrícolas e Terranteses, com pesquisa da cultura popular e dança contemporânea e no Grupo Icatupe, com trabalhos interdisciplinares em dança, música e artes visuais. Dentre alguns trabalhos realizados estão: Interprete-criador em Bons sentimentos, maus sentimentos (Portugal, 2009/2010), direção de Vera Mantero. Os solos Mulher com a perna na mesa (2008) e Como você sabe que está acordado (2006). Os duos A vida enorme - Episóde Graça-Prazeres (2009) com Jonas Vanhullebusch. Recriação da peça “A vida enorme- Episode 1”de Emmanuelle Huynh’s, com orientação da própria; e Desenho Torto (2006), com Julia Salaroli. As videodanças Espaço doméstico (2000), A-parte (2007) e Tronco (2011), em parceria com a videoartísta Katxerê Medina; Rastros com orientação de Patrícia Portela e Lugar Quiçá, que foi produto final da Residência Artística no Edifício e apresentada no Alkantara Festival 2010, Lisboa; FRAME, Porto- Pt e DanzaBA- Ag. Foi contemplada pela FUNARTE com o Prêmio Interações Estéticas em Pontos de Cultura 2010, Prêmio Arte na Rua 2011 com Agora na Transamazônica e Prêmio Klauss Vianna 2011 com A coisa e o algo- o que permanence é o sentido.
Projeto
Pretende-se fazer um solo de dança que vai em direção ao mundo bruto e ao ser pré-objetivo seguindo para uma pesquisa do que poderia ser um início da linguagem e da comunicação e a atuação do corpo nesse processo: Ainda não há subjetividade, o que está em jogo são forças primárias, como a vitalidade que é uma parte do corpo. Reterritorializar-se num estado embrionário, um corpo como território de produção e morte de forças, um corpo em que se inscreve no mundo e que produz esse mundo. Segue-se então com questionamentos sobre quais poderiam ser os primeiros sinais percebidos e produzidos. Através de que presença corporal? Através das percepções e aquém delas?
Mais tarde a interação com o ambiente, ser alterado por ele agir sobre ele, inclui a manipulação de ferramentas e a produção de figuras e imagens: Se seca, se humedece, se esfarela ou racha, sede a pressão, permanece sustentado com um buraco no meio? Como rachá-lo de uma determinada maneira, como esfarelá-lo até que vire pó? Misturar com outro elemento e encontrar uma combinação, ver o que tinge, o que lava, o que catalisa.
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